Compartilhar:

Categorias:

5 min read

Inovação sustentável: como colocar em prática ideias aliadas à sustentabilidade?

Não é de hoje que o mundo todo está atento a ações responsáveis e de impacto positivo. É aí que a inovação encontra a sustentabilidade e nascem novas soluções e modelos de negócio. Conheça a inovação sustentável!


A inovação sustentável vem se tornando tema recorrente nas agendas das empresas do mundo todo. Isso porque ações responsáveis e de impacto positivo já não podem ser ignoradas.

Buscar as melhores soluções para os problemas atuais, atender as dores e as demandas do cliente. Tudo isso é necessário e fundamental para que as empresas sobrevivam no mercado cada vez mais competitivo.

Porém, quando falamos em inovação sustentável, estamos falando sobre fazer isso todo, porém de forma que seja possível preservar o meio ambiente, a sociedade e, ao mesmo tempo, a economia.

Inovar é preciso, mas respeitar a sociedade e o planeta também! É por isso que a inovação sustentável tem se tornado uma estratégia eficaz para identificar e alcançar novas oportunidades de mercado. 

Conheça as boas práticas econômicas, ambientais e sociais para exercer a inovação na sua empresa rumo à sustentabilidade!

O que é inovação sustentável?

Inovação sustentável é aliar inovação e sustentabilidade em uma mesma solução para que seja capaz de resolver as dores dos clientes de forma disruptiva, de forma viável.

É a perspectiva da inovação sustentável que, cada vez mais, vem guiando as iniciativas e as estratégias das organizações ao redor do mundo. 

Busca-se pensar sobre a governança, o impacto social e ambiental do seu negócio para colocar o cliente como o protagonista no desenvolvimento de soluções.

Como você pode perceber, o conceito de inovação sustentável versa diretamente com a nova economia, que dá origem a modelos de negócios flexíveis e que seguem a premissas de personalizar soluções de acordo com as preferências do consumidor.

Top 3 benefícios da inovação sustentável

Os benefícios de uma estratégia de inovação sustentável influenciam não somente as empresas, mas, também, o nosso entorno como um todo. Vamos conferir os 3 principais benefícios dessa abordagem!

1. Sensação de comunidade

As organizações que investem em sustentabilidade mostram para os usuários que possuem um novo olhar para o mundo, a natureza e a comunidade. Isso proporciona para o cliente uma sensação de que a empresa é parte dessa comunidade, o que aumenta o engajamento e confere autoridade para a marca. 

2. Redução de custos

Repensar as formas de descarte do lixo, diminuir a exploração de matéria-prima e até mesmo passar a produzir sob demanda são alguns dos fatores capazes de reduzir os custos de uma instituição através da inovação sustentável.

3. Competitividade

Em um mercado em que todas as empresas estão mostrando aos consumidores que são ecologicamente engajadas e que se importam com as causas sociais, ambientais e a sua governança, aderir a inovação sustentável significa se manter competitivo e não ficar para trás aos olhos dos clientes.

Áreas impactadas pela inovação sustentável

Dentro das empresas, a inovação sustentável está ancorada em três grandes áreas, de forma macro. Confira quais são elas!

1 – Área econômica

Não dá para repensar o modelo de negócio, a forma de desenvolvimento ou trazer soluções disruptivas se não for viável economicamente falando.

Ou seja, antes de aderir a inovação sustentável, é preciso que todas as estratégias e iniciativas estejam alinhadas com o setor financeiro da sua empresa.

Não deixe de compartilhar com eles o planejamento e a administração dos recursos dentro da nova lógica de inovação sustentável. É isso que vai ajudar a garantir que seu negócio será capaz de se sustentar e manter (ou, preferencialmente, aumentar) ou lucros. 

2 – Área Social

A inovação sustentável também está diretamente ligada ao bem-estar social. Portanto, é importante lembrar que seus colaboradores também precisam estar diretamente envolvidos nesse processo – tanto quanto (ou até mais!) que o consumidor final.

A sustentabilidade precisa ser um propósito, um pilar (falaremos disso no próximo item). E esse propósito precisa pulsar em todas as suas frentes para ser verdadeiro. 

Não adianta investir em inovação sustentável e não ter políticas que valorizam o bem-estar, como salários justos, saúde mental, segurança no trabalho etc.

Ter um discurso “para fora” (para os clientes) e outro “para dentro” (para os colaboradores) é o maior teto de vidro que uma empresa pode ter.

3 – Área Tecnológica

A cada dia, novos produtos e serviços são pensados, desenvolvidos e ofertados. Nesse contexto, sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental no processo de  inovação.

E são as novas opções de tecnologias sustentáveis que vão permitir que as organizações consigam manter o ritmo de produção e do consumo sem provocar uma exploração excessiva dos recursos naturais.

Essas tecnologias sustentáveis são capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente, alterando profundamente os processos de fabricação e a maneira como consumimos.

E, para isso, não existe outro caminho para as empresas senão investir em tecnologia.

Como colocar em prática?

Para exemplificar como a inovação sustentável funciona, vamos compartilhar um pouco da nossa história com essa causa.

Desde nossa origem, temos 4 pilares estratégicos:

  1. Design Estratégico;
  2. Transformação Digital;
  3. Transformação Cultural;
  4. Experiência e Interação;

A integração desses pilares fornece uma visão holística dos problemas, transformando-os em oportunidades e soluções de alto impacto para as empresas.

Veja: nossas soluções são (e sempre foram) human-centered. Isso porque faz parte do nosso DNA a responsabilidade de criar um mundo cada vez melhor para as futuras gerações.

Dessa forma, percebemos que faltava integrar um pilar que ajudasse a pensar e construir um futuro cada vez mais sustentável. 

Para trazer o Pilar de Sustentabilidade para dentro da MJV e virar a chave para o mindset sustentável, colocamos a Transformação ESG em nosso core business para ajudar a guiar a implementação de nossas soluções de impacto ambiental.

E assim nasceu o nosso 5º pilar: Transformação ESG.

A sigla não é exatamente uma novidade, mas ainda traz algumas dúvidas. O mais importante que você precisa saber é: ela vai mudar – e já está mudando – o mercado.

Quais efeitos da inovação sustentável para os negócios?

Quando empresas focam em atingir a vanguarda do mercado, muitas vezes acaba esbarrando em iniciativas que não são sustentáveis.

É nesse contexto que a inovação sustentável faz toda a diferença.

Isso porque a premissa básica da inovação sustentável é unir os conceitos de tecnologia e inovação e colocá-los em sinergia. A ideia é proporcionar entregas que realmente geram valor para as pessoas, sem perder a visão de mercado.

A inovação sustentável prioriza o desenvolvimento de soluções de impacto positivo considerando aspectos de todo um ecossistema: olhando para o negócio, as pessoas e o planeta.

Para percorrer o caminho da sustentabilidade na sua empresa, saiba que a inovação é uma aliada fundamental para isso.

A MJV apoia empresas nessa jornada para inovação consciente e transformação sustentável. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

Agora que você aprendeu como os pilares da inovação sustentável, conheça também um dos motores das transformação na empresas: o ESG. Clique no banner abaixo e receba o material.

Voltar